domingo, 30 de maio de 2010

Meio ambiente é tema de discussão nas redes sociais

Projetos de educação ambiental utilizam novas mídias para divulgação e aproximação com a população

Por Alessandra Sabbag
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Twitter, Orkut, Facebook, Youtube e blogs em geral tornam possível falar para todos em qualquer lugar, em pouco tempo e ainda permitem a interatividade entre os usuários. Justamente por isso, órgãos públicos, entidades privadas e ONGs que fazem trabalhos relacionados ao meio ambiente se engajam cada vez mais nas redes sociais. O Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade é uma instituição não governamental que aproveita as mais novas ferramentas da mídia. O objetivo é conscientizar as pessoas, principalmente jovens, sobre o meio ambiente.

O casal Elza Nishimura Woehl e Germano Woehl Junior são os responsáveis pelos projetos de educação ambiental realizados em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O site deles chegou a ter 44 mil visitantes em um dia. “Na internet podemos divulgar o andamento dos nossos projetos, além de difundir a biodiversidade brasileira através de fotos, vídeos, sons e informações”, afirma Germano. A comunidade do Rã-Bugio no Orkut possui um pouco mais de 13 mil membros, a maioria jovens que seguem a mesma ideologia do casal.

É o caso de Bruno Leonardo Sosmaier Bianchi, 24, formado em Gestão Ambiental na Escola Técnica de São Paulo (Etesp). Bianchi criou um blog e um site específico da fauna brasileira. “Escolhi fazer um site com essa temática devido a não encontrar nenhum que abordasse o tema. Redes sociais e sites voltados ao meio ambiente ajudam na obtenção de informações de modo rápido, desde que a fonte seja confiável”, afirma.

Internet como aliada na divulgação de ideias

As redes sociais permitem uma interação maior entre quem divulga e quem lê a mensagem, com rapidez e agilidade. Uma liberdade de expressão muito grande, que ganhou força na transmissão de ideias e informações. Coisas que Germano e a esposa Elza não conseguiram fazer no jornal impresso, que, de acordo com eles, vende seus espaços para fazer propaganda enganosa em forma de matéria jornalística. “A internet é uma fase nova e a nossa esperança. Recentemente, fomos beneficiados pelo programa do Google Grants, que cedeu gratuitamente o espaço para divulgação no Google Adwords. Isto deu um aumento de 30% na audiência do site”, contam.

O objetivo do Instituto Rã-Bugio, através de palestras e mídias sociais, é conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância dos serviços ambientais das áreas da Mata Atlântica, proteção dos mananciais e da rica biodiversidade. O programa Bovespa Social estimula os investidores a fazerem doações, concedendo benefícios como descontos na taxa de anuidade, o que ajuda na manutenção da ONG.

Fonte: O Estado online

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