quinta-feira, 21 de junho de 2012

RIO + 20

O que é desenvolvimento sustentável?




A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Esta definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.


Sétimo dos sete temas pré-estabelecidos pela ONU para a RIO+20



7 Prevenção de catástrofes naturais O crescimento das cidades torna-as mais vulneráveis a ocorrência de catástrofes climáticas. Quanto maiores são os centros urbanos, mais riscos eles correm de serem alvo de problemas ambientais. Já que não se pode impedi-los, a saída seria desenvolver uma cultura de prevenção e ação. – Quando a sociedade está preparada, o processo de reconstrução é mais rápido. Temos como exemplo o que houve com o Japão, em 2011. Eles são muito preparados – explica o professor Rualdo Menegat.

Sexto dos sete temas pré-estabelecidos pela ONU para a RIO+20




6 Gestão sustentável dos oceanos Entre os problemas mais sérios estão a pesca predatória e destrutiva, a perda de biodiversidade e a extinção de espécies. Desafios que incluem a delimitação marítima, a aplicação de leis, a gestão integrada de oceanos e mares, a vulnerabilidade ambiental e os crimes no mar também estarão em pauta. Segundo Luis Felipe Nascimento, da UFRGS, haverá boa contribuição nos eventos paralelos.

Quinto dos temas pré-estabelecidos pela ONU para a RIO+20




5 Acesso à água e às instalações sanitárias Dois milhões de pessoas, a maioria crianças, morrem anualmente por doenças causadas pelo consumo de água não potável e pela falta de instalações sanitárias. Além disso, 884 milhões de pessoas não têm acesso à água potável de qualidade e mais de 2,6 bilhões não dispõem de infraestrutura básica. O acesso à água potável e limpa e às instalações sanitárias é um direito humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário